AGRICULTORES JORDANENSES IRÃO INVESTIR NA CRIAÇÃO DE ABELHAS COMO FONTE DE RENDA.






O programa de criação de abelhas sem ferrão, teve início em 2011, no Acre o programa tem o incentivo do governo do estado, através da Secretaria de Pequenos Negócios (Sepn) que fornece cursos de capacitação nas comunidades rurais, sobre a forma correta de manejo da colmeia para evitar que as abelhas abandonem a nova moradia.







Além das orientações de manejo, os criadores também recebem caixas padronizadas com sistema de ventilação e segurança que protege dos predadores.
Os responsáveis pelo   programa de Meliponicultura no acre, afirmam que a região do Juruá é um dos lugares mais propícios em todo o estado Acre para a criação de abelhas, devido a grande área de vegetação e a extensa biodiversidade.

O que, segundo eles, favorecem na diversidade de própolis e na qualidade do mel.

Segundo os especialistas, que também representam a Secretaria de Pequenos Negócios no Acre, a ideia a partir de agora é organizar os meliponicultores para padronizar a embalagem desse produtor e ganhar mais valor de mercado. Atualmente, o litro de mel de abelha é vendido no Acre por um valor que varia de R$ 50,00 a R$ 100,00.









Engelberto  Flach, Técnico em Agropecuária da Secretaria de Pequenos Negócios, um dos maiores especialistas na criação de abelhas no Acre, se reuniu com o Prefeito do Município do Jordão Elson Farias e o  Técnico em Agropecuária do município Neto Farias, para tratarem de assuntos referente aos produtores que já foram beneficiados pelo programa e traçar metas de capacitar mais umas 30 a 40 famílias para começarem a trabalhar com as abelhas sem ferrão. Engelberto falou que em viagem ao nosso município quando o avião sobrevoava a cidade identificou nossa área como uma área muito propicia para a criação das abelhas, pois temos a natureza na porta de nossas casas com uma floresta com bastantes floradas fator essencial para a produção e qualidade do mel. 

Nenhum comentário: